sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Movimento Bear .. .. o inicio

Urso é uma gíria GLBT para aqueles que frequentam comunidades ursinas, uma subcultura das comunidades gay/bissexual masculinas e um subgrupo emergente GLBT com eventos, códigos e identidade específica. Urso também é a descrição de um tipo físico.
Ursos tendem a ter corpo cabeludo e barba; alguns são pesados; alguns projetam uma imagem masculina de aparência bruta, porém nada disso é requisito ou indicadores únicos. 
Urso em comunidades GLBT é uma referência metafórica ao animal do mesmo nome com notáveis características semelhantes. Essas características incluem seus pêlos, suas proporções, e seu perceptível poder masculino. O urso é gordo e poderoso, e da conciliação destas duas qualidades é o cerne do conceito de urso. A auto-identificação dos gays como os ursos surgiu em São Francisco década de 1980 como uma vertente do gay motociclista e depois o couro e comunidades " girth and mirth" (Cintura e alegria, uma outra subcultura da comunidade gay de gordos e obesos). Ela foi criada por homens que sentiram que a cultura gay principal não aceitava muito bem homens que não se enquadravam no estereótipo "Twink" (jovem e sem pêlos). Richard Bulger, editor, e seu parceiro, Chris Nelson, deram início a revista Bear Magazine -- que originalmente era um panfleto fotocopiado—em seu apartamento em São Francisco em 1987. Por um período de cinco anos, a revista cresceu a uma distribuição internacional em formato envernizado, mas intencionalmente mantendo o visual da fotografia preto e branco. Sua companhia, Brush Creek Media Inc., obteve o registro do nome "Bear" para a revista masculina em 1991. Homens barbados, rurais e de classe operária eram idolatrados na revista.
A subcultura ursina passou a fazer uso da Internet, isso pode estar fortemente relacionado ao crescimento de redes sociais online. 
NO BRASIL.
O ideal de Urso chegou ao Brasil no final da década de 90, formando seus primeiros clubes na cidade de São Paulo. Hoje a ideia já é muito difundida em diversos estados brasileiros como uma subcultura do momvimento gay. Vale ressaltar que no Brasil o movimento de Ursos é uma mistura do original "Bear" americano com a comunidade "girth and mirth", isto é, no Brasil não existe um movimento forte que defenda o orgulho exclusivamente dos gordinhos, por isso eles estão inseridos na comunidade de Ursos, e isso é um fato. Essa fusão de gordinhos e ursos acontece em todo lugar do mundo, quem procura ursos encontra gordinhos e quem procura gordinhos encontra ursos. E esse é um segundo ponto que ajudou a comunidade ursina brasileira a crescer nos últimos anos. Em São Paulo a comunidade dos Ursos tem bastante força. Desde 2005, portanto, a mais de 5 anos a festa Ursound reúne mensalmente ou até quinzenalmente um grande número de ursos e admiradores, adicionalmente a Parada do Orgulho LGBT,conta com a presença dos Ursos de todo o Brasil.
No Rio de Janeiro o movimento ursino também é muito forte Ursos do Rio.
Em Curitiba os ursos podem se encontrar em eventos organizados esporadicamente pelo grupo CWBears.
Em Recife já existe encontros do gênero desde 2008 e um espaço direcionado aos mesmos denominado Ursos de Pernambuco.
Os ursos também tem uma revista ursina virtual, a AmBear. Suas edições são disponibilizadas gratuitamente para download.
Os ursos do BRASIL também disfrutam de um site de relacionamento exclusivo Ursos.com.br.

fontes Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário